segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estudos Biblicos > O Ministério de Jesus O Ministério de Jesus

O Ministério de Jesus

Jamais houve alguém como Jesus Cristo. Para o cristão, isso é óbvio, mas considerando o ponto de vista dos não cristãos, muitas dúvidas persistem durante esses mais de dois mil anos. Ninguém duvida que Jesus foi à pessoa que mais causou influência em toda a história. Sua vida é um divisor da história ocidental. Apesar da grande influência de Jesus, existe ainda muito mistério em torno da sua pessoa. Quem foi Jesus? Como
Ele era? Estas perguntas simples provocam uma série infindável de respostas.

TEXTO BÍBLICO “Tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mateus 20.28.) Visões diferentes de Jesus são apresentadas nos mais diversos filmes produzidos nos últimos 50 anos. Alguns o retrataram como um personagem de outra dimensão, em outro como um “hippie” insatisfeito e explosivo, outros como sábio, amável e que lida pacientemente com o sofrimento humano. Afrescos, mosaicos, livros ilustram de acordo com a visão do autor a pessoa de Jesus. Cada indivíduo tem uma imagem de Jesus, por meio da qual procura entendê-lo. O erro de não conhecer quem é o Cristo, é acabarmos com um “Jesus” que é para muito e um produto de cultura do que das Escrituras.

Compartilhando: Você já sabe quem é Jesus? Que imagem vem à sua mente quando você pensa nEle?

JESUS NOS EVANGELHOS

Um exame mais detalhado dos quatro evangelhos revelamos que os autores não eram simples repórteres ou pesquisadores, anotando as atividades diárias da vida de Jesus. Eles narram as histórias do Senhor como método de ensino para que a igreja do primeiro século pudesse conhecê-lo. Portanto, são quatro narrativas inspiradas pelo Espírito Santo sobre a vida dele, ensinamentos e significado. Eles usam cenas da vida de Jesus para apresentar um retrato dele que faça os leitores responderem em fé e obediência. Cada evangelho é lido como uma obra separada. Cada um com sua própria perspectiva sobre quem é Jesus e por que ele veio. Compartilhando: Quantas vezes você já leu os quatro evangelhos durante sua jornada cristã?

JESUS NO EVANGELHO DE MATEUS
O interesse de Mateus é mostrar que Jesus é o Messias há muito esperado.
Mateus quer ajudar seus contemporâneos judeus a compreenderem Jesus como o Messias de Deus do novo Reino, a quem devem seguir como discípulos (Mateus 1.22).

JESUS NO EVANGELHO DE MARCOS
É o evangelho mais curto e enfatiza a identidade de Jesus por meio de seus atos. Leva o leitor a ver Jesus como alguém com grande autoridade.
Que vejam Jesus como o Senhor encarnado, o “Filho de Deus” que veio para salvar os homens do pecado (Marcos 1.27).

JESUS NO EVANGELHO DE LUCAS
Lucas enfatiza a vinda de Jesus como as boas novas para todos os povos, especialmente os considerados insignificantes pela sua cultura. Podemos destacar a história da mulher pecadora que ungiu os pés de Jesus e a parábola do filho pródigo (Lucas 7.36-50; 15.11-32).

JESUS NO EVANGELHO DE JOÃO
João já identifica Jesus como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1.29), porque ele quer que seus leitores vejam Jesus como Deus encarnado que veio para dar a Sua vida, para que todos os que o aceitarem possam ter a vida eterna (João 1.14; 8.58; 20.28)

Compartilhando: De acordo com a noção que você tem de Jesus, como irá segui-lo agora?

CONCLUSÃO
Não queremos que o conhecimento de Jesus seja apenas um interesse em conhecer uma pessoa famosa na história, mas que o conhecimento de Jesus se transforme num exercício de auto avaliação e tomada de decisões. Temos que enfrentar pessoalmente a pergunta: “Quem é Jesus?” Temos de confrontar especialmente a maneira como os nossos conceitos de Jesus são“coloridos” não pela cultura específica ou pelo significado das histórias que temos sobre Ele descritas nos evangelhos. Ler e refletir sobre a vida de Jesus é um hábito que irá nos forçar a lidar continuamente com o desafio básico da fé cristã.

Leia mais: http://bispomauricio7.webnode.com/products/o-ministerio-de-jesus-/

Nenhum comentário:

Postar um comentário